Logo primary
Logo secondary
Rafaelle Mendes 's Profile
Rafaelle Mendes
Details
Joined:
24/03/2011
Last Updated:
05/03/2018
Location:
Paraná, Brazil
Climate Zone:
Wet/Dry Tropical
Gender:
Female





My Projects

(projects i'm involved in)

Coletivo Biowit

Coletivo Biowit

Palmeira, BR

Coletivo Biowit

Coletivo Biowit

Palmeira, BR

IPEPA

IPEPA

BR


Followers
Aida Mathes ALESSANDRA silva Andressa Capriglione Carla Laemmle Felipe Antero Gardel Silveira Joe May Jorge Timmermann Juliane Neves Juliano Riciardi Karen Sprenger Luiza Padoa Marcelo Venturi Martin Ewert Mike Mubaya Mônica Carapeços Arriada Ricardo Vieira Roland van Reenen Suzana Maringoni
Following
ALESSANDRA silva Andre L Jaeger Soares Carla Laemmle Cláudio Santos Jacintho Felipe Antero Gardel Silveira Geoff Lawton Hellen Silva João Paulo  Ribeiro Santana Jorge Timmermann Juliana Schade Kozechen Karen Sprenger Luiz Eduardo Piá de Andrade Luiza Padoa Marcela Pagani Marcos Antillon Martin Ewert Mateus de Azevedo Barão Pedro Marcos Ortiz Priscilla Cavenaghi Koch Ricardo Philippsen Sergio Pamplona Suzana Maringoni Tomaz Lotufo

Back to Rafaelle Mendes's profile

Programa Sementinha - Multiplicando Permacultores

Posted by Rafaelle Mendes about 6 years ago

Elaboração de projetos permaculturais para transformação de escolas.

POR QUÊ?

Hoje, grande parte dos moradores de centros urbanos desconhecem a origem e as tecnologias necessárias para produzir os alimentos que consomem. Da mesma forma, a energia utilizada para iluminar seus lares e escritórios, aquecer a água e plugar seus aparelhos, lhes é pouco conhecida. São poucos os que trabalham para cultivar um mundo (produtivo e econômico) construído à escala humana, com fins de tornar este ecológico e humanamente sustentável, atendendo às necessidades do presente e sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.

O QUE FAZER?

É preciso desenvolver práticas cotidianas que trabalhem a favor da lógica natural da vida, a ecologia da terra. Trata-se portanto, de fazer com que o crescimento destrutivo, inerente ao padrão de produção e consumo da sociedade, pare. Desconstruindo assim, a racionalidade hegemônica capitalista. Desta maneira, o “Projeto Sementinha: Mutiplicando permacultores”, entende que uma sociedade equilibrada não se sustenta no modelo de desenvolvimento do consumo desmedido, do concreto tomando conta das áreas verdes. É possível construir propostas alternativas eficientes, replicáveis, que tenham na sustentabilidade seu foco central, reintegrando o homem à natureza. Aponta-se na permacultura um potencial que aproveita o ambiente com uso de alternativas que compreendem a Terra como um sistema vivo.

 

COMO FAZER?

A Educação Ambiental desempenha papel fundamental na formação de alunos conscientes, que contribuem com a construção de uma sociedade socialmente e politicamente justa, ecologicamente correta e economicamente viável. Compreende-se a Educação Ambiental como um referencial voltado a percepção e mudanças de comportamento, abordando fundamentalmente o tema ‘Sociedade Sustentável’.

A partir disso, podemos construir novos valores e conceitos básicos de consciência, sensibilidade, conservação e preservação. A Educação Ambiental é a principal forma de obter resultados, a médio e longo prazo, na mudança de hábitos e comportamentos relacionados ao tratamento com a natureza e com o próximo (MMA, 2005).

Diante dessas constatações, surgem questões que dizem respeito as atuais e futuras gerações, tais como: Que ser humano se pretende formar? Por meio de qual educação ? Com base em que ensino ? Para qual sociedade?

Há muitos caminhos para encontrar as respostas dessas questões. Um deles pode ser a Permacultura, na qual seus princípios oferecem uma resposta e direção para desenvolver a ética de cuidado com o planeta, com as pessoas e a partilha justa. Criada na década de 1970, a Permacultura é conceituada como um método para alcançar uma cultura sustentável ou cultura permanente, em que trabalha-se a construção de um sistema de planejamento para a criação de ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos.

Ao aplicá-la no ambiente escolar, seus princípios e técnicas proporcionam novas formas de interação interdisciplinar, dentro e fora da sala de aula. Nesse aspecto Legan (2009), tem utilizado a Permacultura como metodologia para criação de escolas sustentáveis e orientações para educadores interessados em iniciar este movimento.

A importância da Permacultura no movimento das escolas sustentáveis ressalta aspectos de integração entre teoria e prática, a conexão entre conhecimento do lugar e auto-conhecimento e a percepção das relações entre as disciplinas.  Ao perceber o espaço como determinante de um senso de pertencimento, até pequenos elementos transmitem mensagens e provocam influências no comportamento dos alunos.

Com o maior aproveitamento educativo do ambiente escolar pode-se observar benefícios nas habilidades sociais, alimentação mais saudável, facilitação da aprendizagem, melhorias comportamentais e de frequência. Nota-se ainda, a forte presença da natureza nos desenhos infantis que representam a escola; e a citação de áreas livres como os locais mais apreciados, principalmente árvores e recantos escondidos (LEGAN, 2007).

É com base nessa visão que se aguça o desejo de cultivar uma semente no universo escolar, valorizando a singularidade de cada ser vivo como protagonista de uma grande e urgente transformação.

Programa Sementinha: multiplicando permacultores – Escola Ser Criança – Campo Largo, Paraná. Boletim informativo. 284\201

Comments (0)

You must be logged in to comment.

My Badges
Consultant Aid worker Pdc teacher
My Permaculture Qualifications
Verified
PDC Boa Vista
Type: Permaculture Design Certificate (PDC) course
Verifying teacher: Jorge Timmermann
Other Teachers: Suzana Maringoni
Location: Campo Largo - Paraná
Date: Sep 2010
Other course verified
I Training course for PDC instructors
Type: Teacher Training
Verifying teacher: Jorge Timmermann
Other Teachers: Suzana Maringonni
Location: Yvy Porã Permaculture Station
Date: Feb 2013
0 PDC Graduates (list)
0 PRI PDC Graduates (list)
0 Other Course Graduates (list)
have acknowledged being taught by Rafaelle Mendes
0 have not yet been verified (list)
Climate Zones
Rafaelle Mendes has permaculture experience in:
Wet/Dry Tropical

Report Rafaelle Mendes

Reason:

or cancel

Hide Rafaelle Mendes

Reason:

or cancel

Hide Programa Sementinha - Multiplicando Permacultores

Reason:

or cancel

Report Programa Sementinha - Multiplicando Permacultores

Reason:

or cancel