Logo primary
Logo secondary
Suzana Maringoni 's Profile
Suzana Maringoni
Details
Joined:
24/03/2011
Last Updated:
25/03/2011
Location:
São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, Brazil
Climate Zone:
Warm Temperate
Gender:
Female
Web site:
yvypora.wordpress.com





My Projects

(projects i'm involved in)

A Casa da Montanha de Yvy Porã

A Casa da Montanha de Yvy Porã

São Pedro de Alcântara, BR

Sitio Raízes

Sitio Raízes

São José do Cerrito, BR

Yvy Porã - permaculture station

Yvy Porã - permaculture station

São Pedro de Alcântara, BR

Estação de Permacultura de Yvy Porã

Estação de Permacultura de Yvy Porã

São Pedro de Alcântara, BR


Projects

(projects i'm following)

Permaculture Institute Sitio Raízes Permacultura na Escola Autonomia Sítio Nós na Teia
Followers
Following
Akhnaton Luiti Nascimento Arthur Nanni Cecília Lenzi Daniel Malaguti Emerson Fritzen Fabiano Merli Fco. Eli Araújo Briseno Vieira Gabriel Guhr Gabriel Tonobohn Gardel Silveira Genésio  Neto Geoff Lawton Heloisa Dinsmore Itamar Vieira Jacqueline Silva Quariguasy Jair Ramos Daniel João Henrique de Azevedo Xavier Jorge Timmermann Karen Sprenger Luciano Kordon Marcos Antillon Martin Ewert Mônica Carapeços Arriada Pedro Marcos Ortiz Rafaelle Mendes Renan  Augusto Ricardo Wartchow Ricardo Henrique Klüsener RobsonLuiz  Perske da Silva rosileli neves Sergio Pamplona Tânea Mara Follmann Tiago Rossi de Moraes Tiago Silva Bezerra Tierra Martinez Vitor  Alves Rita Wantuelfer Fernandes Gonçalves

Back to Suzana Maringoni's profile

Vacas e pastagens numa cultura permanente

Posted by Suzana Maringoni over 6 years ago

Em geral, todo permacultor começa seu trabalho pela zona 1, 2, o que poderíamos definir como a moradia, de onde vem grande parte dos seu alimento, sua habitação, etc. O mais comum é este trabalho, começando com a horta, espiral de ervas, construção/ reforma da casa, tratamento de efluentes, etc. Como boa parte dos permacultores tem origem urbana e pouca prática de manejo com animais, estes elementos são introduzidos com calma e cuidado, em geral minhocas, galinhas, pequenos animais são os que acabam fazendo parte do design. Concretamente, seja pelas áreas pequenas, seja pela pouca experiência, temos um certo receio dos impactos de grandes animais.

Nas formações, no PDC , sempre que trabalhamos com grupos de agricultores , não há um design sem uma porca e seus filhotes e uma ou duas vacas. Já nos exercícios com pessoal mais urbano, aparecem as vacas, talvez por que a maioria das pessoas goste de um queijo, mas sempre com muitas dúvidas e incógnitas. Por isso nossa postagem de hoje fala sobre vacas e seu manejo num sistema permanente. Esta foto mostra 3 áreas distintas: em primeiro plano as bracatingas de um ano e a pastagem nativa, em segundo plano o piquete de aveia onde as vacas estão pastando, e ao funda a área de floresta, na beira do rio.

Vacas pastam! Isso é incrível, ironicamente, hoje o agronegócio descobriu isso, para vender carne mais cara! Ironias à parte, vacas precisam de pasto, água e sais minerais. Vivem em bando, se deslocam todas juntas, como seus primos selvagens, os búfalos. E um pasto, com diversidade, é o grande alimento delas. Mas vacas tem paladar e são seletivas ao comer. Ou seja, num sistema extensivo, elas comem o que gostam, e vão deixando o que é duro, ou menos palatável de lado, “sujando o pasto” com espécies menos gostosas. Na foto abaixo a variedade de gramíneas nativas na área de manejo.

Com estas observações, André Voisin, francês, cuidando da propriedade da família no pós segunda guerra, desenvolveu o chamado sistema Voisin, ou pastoreio rotativo. A ideia é deixar que as vacas pastem em piquetes pequenos, intensamente, o que reduz a seletividade, ou seja, elas comem tudo que tem ali, e também faz com que elas esterquem na área, adubando a pastagem. Os animais voltarão a este piquete passados muitos dias, idealmente até 30 dias. Isto dá trabalho? Sim, o homem pastoreia os animais, que trocam de piquetes diariamente. A infraestrutura é cara? Cercas elétricas, ao invés de cercas permanentes, tornam os custos viáveis.

No projeto Waikayu- Raízes estamos tratando de trabalhar de várias maneiras o manejo de grandes animais, usando os princípios do pastoreio rotativo com piquetes pequenos, criando pastagens nativas, usando gramíneas e pastagens arbóreas, incrementando a pastagem nativa com aveia, ervilhaca, nabo forrageiro, trevo, etc. Os animais são de pequeno ou médio porte, mestiços de limosin e charolês.

Nos piquetes de aveia, ou nas áreas com frutíferas, como as parreiras ( foto acima) , os animais ficam entre 3 e 4 horas, logo pela manhã. Assim os bichos “sabem” que ali é a hora de pastar, baixam a cabeça e comem. O que vem depois, as brincadeiras, o ruminar, a seletividade do paladar, é em outra área maior, constituída de pastagens nativas mais consolidadas e resistente ao pisoteio. Com isso se cria uma rotina e boas pastagens.

Nossa outra área em formação, é na região do plantio intensivo de bracatingas, como as árvores com um ano de idade ainda estão pequenas, simulamos o pastoreio não seletivo fazendo roçadas baixas. Estimamos que com mais um ano, as árvores estarão grandes o suficiente para piquetearmos para os animais mais jovens pastarem ali. Na foto abaixo as bracatingas de um ano, com as gramíneas roçadas agora no início da primavera.

Como dissemos , dá trabalho, leva tempo para implementar no seu equilíbrio das pastagens perenes, mas o resultado é impressionante. O que estamos vendo aqui, num sistema ainda em implementação é a proporção de uma vaca por hectare, quando num sistema extensivo, com degradação do solo, se fala de 3 hectares por animal.

Comments (0)

You must be logged in to comment.

My Badges
Consultant Aid worker Pdc teacher
My Permaculture Qualifications
Verified
Permaculture Design Course
Type: Permaculture Design Certificate (PDC) course
Teacher: Jorge Timmermann
Location: Escola Autonomia -Florianópolis - SC Brasil
Date: Apr 2002
Other course unverified
Princípios Avançados em Permacultura
Type: Other
Teacher: David Holmgren
Location: Florianópolis- Santa Catarina- Brasil
Date: Apr 2007
6 PDC Graduates (list)
0 PRI PDC Graduates (list)
9 Other Course Graduates (list)
have acknowledged being taught by Suzana Maringoni
2 have not yet been verified (list)
Climate Zones
Suzana Maringoni has permaculture experience in:
Cool Temperate
Sub tropical

Report Suzana Maringoni

Reason:

or cancel

Hide Suzana Maringoni

Reason:

or cancel

Hide Vacas e pastagens numa cultura permanente

Reason:

or cancel

Report Vacas e pastagens numa cultura permanente

Reason:

or cancel