Logo primary
Logo secondary
Juliano Riciardi 's Profile
Juliano Riciardi
Details
Joined:
02/02/2011
Last Updated:
02/02/2011
Location:
Barra Velha , Santa Catarina, Brazil
Climate Zone:
Sub tropical
Gender:
Male
Web site:
https://gaiarefugio.wordpress.com/





My Projects

(projects i'm involved in)

Projeto Casa Colmeia

Projeto Casa Colmeia

Jaguaruna, BR

Ecosítio Nova Terra

Ecosítio Nova Terra

Maquiné, BR

Quintal das Jardinagens

Quintal das Jardinagens

Joinville, BR


Projects

(projects i'm following)

Permaculture Gold Coast Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica Gralha Azul Farm Permablitz Gold Coast Permaculture Study Group of Federal University of Santa Catarina - [pt-BR] Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC
Followers
Following
Afonso David Alessandra Schneider Alexander Van Parys Andre Balen Andre Luiz Salles Bittencourt Andre L Jaeger Soares Andrea Montini Antonio Assis Arina Pittman Bill Mollison Bruno Herzog Bruno Tambellini Cecilia Macaulay Dulce Maria  Pereira Evandro Rodrigues Fábio Carvalho Fernando Galera Geoff Lawton Greice Kelly Perske da Silva Grifen Hope Helder Valente Itamar Vieira Ithatiane Antunes Javiera Carrion Joao Carlos Leitao Jorge Timmermann Julia Lucena Juliana Schade Kozechen Julio Itacaramby Karen Sprenger Keka Keka Laila Helena Soares Leah Galvin Lesley Anne Martin Loiri Mila Muller Lucia Legan Marcel ganzer Marcela Pagani marcelo bamberg fockink Marcelo Bueno Marcelo Venturi Maria Carvalho Mônica Carapeços Arriada Rafaela Tavares Rafaelle Mendes Richard Telford Robin Clayfield Robyn Francis Sergio Pamplona Skye Skye view all(56)

Back to Juliano Riciardi's profile

PDC RESIDENCIAL E MODULAR

Posted by Juliano Riciardi almost 5 years ago

1º PDC RESIDENCIAL: Curso Completo de Certificação em Design de Permacultura

PDC Modular 2019

10405502_972592646097870_9034322621597917619_n

This presentation irá inspirar e ajudar os alunos a embarcarem em sua própria vida como projetistas de sistemas de permacultura.

BEM VINDOS AO PDC RESIDENCIAL

NÃO ESPAÇO QUIRIRI EM JOINVILLE - SC

O que é Permacultura

Permacultura é um processo criativo de planejamento sustentável, com base no pensamento sistêmico integrado, que usa a ética e os princípios de design ecológico. Ela nos guia para imitarmos os padrões e relacionamentos que podemos encontrar na natureza e pode ser aplicada a todos os aspectos da habitação humana, a agricultura orgânica à construção ecológica, de tecnologia apropriada para a educação e até mesmo a economia.

Ao adotar a ética e aplicar esses princípios em nossa vida diária, podemos fazer a transição de sermos consumidores dependentes para se tornar produtores responsáveis. Esta jornada desenvolve habilidades e resistência em casa e em nossas comunidades locais que nos ajudarão a se preparar para um futuro incerto com menos energia disponível.

As técnicas e estratégias utilizadas para aplicar estes princípios permaculturais variam muito, dependendo da localização, condições climáticas e recursos que estão disponíveis. Os métodos podem diferenciar, mas as fundamentações para esta abordagem integral permanecer constante. Ao aprender esses princípios você pode adquirir valiosas ferramentas de pensamento que o ajudam a se tornar mais resistentes em uma era de mudança.

flor-da-permacultura

O que é o PDC – Permaculture Design Course

O PDC é o Curso Padrão de Design em Permacultura, internacionalmente reconhecido como a formação oficial em Design de Permacultura, criado na década de 80 na Austrália pelo seu co-fundador Bill Mollisson e padronizado mundialmente. Nosso curso terá MAIS DE 150 horas de jornada intensiva e imersiva de formação (prática e teórica) em Design de Permacultura. Desenvolvido no Espaço Quiriri região rural impar de Joinville em Santa Catarina. O curso cumpre o Currículo exigido internacionalmente de 72 horas/aula mínimas, bem como seu conteúdo teórico. O curso será organizado e facilitado pelo mestre em Permacultura, Juliano Riciardi, professor e designer de permacultura com mais de 15 anos de experiência em projetos e formação em Permacultura.

Programa geral:

* Padrões : na Natureza e na Humanidade (sabedorias e arquétipos);

* Autogestão(Autossuficiência, Autoaprendizagem, Planejamento circular, metodologias e estratégias de design);

* Vida ecológica (energias, economia, consumo e produção, alimentação, cozinha sustentável);

* Autoconstrução (bioconstrução, construções ecológicas pelo proprietário, análise de recursos e elementos, ferramentas e tecnologias apropriadas);

* Comunidade (interdependências, práticas sociais, cooperação, mutualismo);

* Manejo da Terra (manejo da água, da terra, alimentos, plantios, solos, caminhos);

* Educação e Cultura  Sustentável;

* Prática de Design de Permacultura.

 

O PDC é um pré-requisito essencial para:

* Adesão plena da Permacultura Internacional

* Ensino de Permacultura

* Registro professor em Permacultura

* Participar Convergências Designers de Permacultura, nacional e internacionalmente

FB_IMG_1555852378264

O Conteúdo Programático é padrão Mundial e segue sua ementa abaixo:

Histórico, éticas e princípios da Permacultura – Sabedorias e Padrões da Natureza – Metodologias de Design em Permacultura – Estudo do Solo e Suas Qualidades Intrínsecas – Manejo Sustentável da Terra e da Água –Clima e Micro Climas Específicos – As Plantas e Suas Interações com o Meio – Animais na Permacultura – A Cozinha Sustentável – Energias Renováveis e Tecnologias Apropriadas – Espaço Construído, Bioconstruções e Construções Sustentáveis – Estratégias Alternativas e Ecológicas para uma Sociedade Global – Gestão e Educação Sustentável – Saúde e Bem Estar Físico e Espiritual  e outras temáticas que serão abertas no decorrer da jornada.

JPEG
Metodologia do PDC 2019 no Espaço Quiriri

Rodas de Conversas, Apresentações, Trilhas Ecológicas, Dinâmicas de sensibilização, Partilhas, Celebração, Espaços Co-Criados, Feira Livre.

Neste curso vamos trabalhar com uma metodologias por módulos subdivididos em 6 finais de semanas de convivência imersiva no Espaço rural do Quiriri. As dinâmicas serão bastante diversificadas e interdisciplinares, todas assessorada pelo instrutor e apoiadas por uma equipe de voluntários. Incluirá além de saídas de campo, trilhas, estudo da paisagem, oficinas práticas, aulas teóricas de forma aberta, aulas expositivas complementares e exposição de audio-visuais no período noturno.

Além destas atividades, teremos um período de estudo prático de Design em Permacultura, com criação e planejamento de um espaço, como estudo de caso, aplicando os conhecimentos, os princípios e os métodos de design em permacultura estudados no curso.

Ainda assim, teremos momentos de reflexão em grupo, rodas de conversas, trocas e avaliações de percurso, bem como atividades extras de bem estar físico-espiritual, como yoga, meditações, relaxamentos e banhos de rios.

A noite contaremos com atividades de fogueira de confraternização, noite de talentos e rodas de viola e canto. Existirão ainda horários vagos pra passeios à comunidade.

Também terá no local um espaço para feira livre de trocas e economia solidária, aberta ao público participante e a comunidade, que queira expor seus pertences e seus produtos ecológicos para troca.

 

PDC com Metodologia Modular

Com 6 fins de semana imersivos

* 1° Módulo –  4 e 5 de Maio – Histórico, Conceitos, Éticas e Princípios de Desing 

*2º Módulo  –  25 e 26 de Maio – Métodos como Ferramentas de Design em Permacultura

* 3° Módulo –  20, 21, 22, 23 de Junho –  Clima, Água, Solos, Plantas e Animais

* 4° Módulo – 27 e 28 de Julho – Caminhos para uma Sociedade Sustentável

* 5° Módulo – 10 e 11 de Agosto – Ambiente Construído e Bioconstruções

* 6° Módulo – 7 e 8 de Setembro – Consultoria e Design Aplicado

* As datas podem ser sugeridas pelos participantes e alteradas com o aval de todos os inscritos

* Terão práticas de saúde integral em todos os encontros (Meditação, Yoga, Silêncio e Artes Marciais)

Programação

INÍCIO: O curso inicia todos sábados a partir das 8:00 hs.

TÉRMINO: O encerramento das atividades está prevista para as 17:00 hs dos domingos

TO_3130-1024x683

O Espaço Quiriri de Permacultura:  cultura do silêncio e da natureza

O curso será realizado no Quiriri uma área rural entre Joinville e Garuva, no Espaço Quiriri.Quiriri, é o nome do bairro em Joinville, da estrada e do rio que corta o vale ao meio, dos campos de montanhas acima. O termo em origem indígena,  tem a ver com “SILÊNCIO, QUIETUDE”. Assim, seja na prática da permacultura e bioconstrução, numa limpeza e organização do espaço, nas práticas de corpo (Tai chi, Kung Fu, Yoga e outras), ao preparar os alimentos, na meditação, nas caminhadas, ao contemplar a natureza e mesmo entre as rodas de  conversas – de forma relaxada e atenta -, o cultivo do silêncio e a conexão profunda com a natureza é uma sugestão apropriada ao local.

O Espaço Quiriri de Permacultura é um ambiente construído pequeno rodeado por uma exuberante natureza, onde se vê e se escuta o Rio que passa ao redor. É um local simples, com uma estrutura de chalé duplo de madeira. Temos uma composteira,  horta permacultural em platôs e outros canteiros de cultivos de chás, temperos e hortaliças. Estamos estruturando ainda uma agrofloresta ao entorno. As opções para dormir é num quarto coletivo com colchonetes sobre tatames e alguns colchões de solteiro.  O chalé conta com uma cozinha, dois banheiros com chuveiros, uma sala para práticas em silêncio e um salão de 50m2 para as práticas de corpo. Não há quartos individuais, mas é possível espaço para 1 ou 2 barracas ao lado de fora. Ainda consta com um Banheiro Seco compostável. Também podemos pleitear hospedagem com os vizinhos da comunidade.

WhatsApp Image 2018-09-15 às 19.40.59

Quem serão os facilitadores do PDC Residencial 

*Juliano Riciardi, Professor e Designer de Permacultura, Arte Educador Ambiental licenciado em Artes Visuais pela FURG/RS e Permacultor, formado em PDC pelo IPEC/2004 e IPCP/2007.  Co-Idealizador e Bioconstrutor da Estação de Permacultura Litorânea Casa Colmeia – Jaguaruna/ SC e do Ecosítio Nova Terra – Estação de Permacultura em Maquiné/RS. Trabalha a mais de 15 anos com Permacultura nas Escolas. Juliano realiza ainda consultorias em sustentabilidade pedagógica e permacultura, e fez parte da Equipe do Prêmio Embraco de Ecologia, em Joinville e Rede Ambiental Embraco em Itaiópolis entre 201 e 2017. É o responsável pela organização pedagógica desta vivência.

*Maria Clara Costa – Companheira de Juliano nas Formações em Permacultura, Bioconstrução, Jardinagem Pedagógica. Cozinheira ecológica, aprendiz de permacultura, educadora ambiental, artista cênica autora do personagem Abelhaça a jardineira orgânica. Acadêmica de Biologia Marinha na UDESC, Maria Clara quem cuida de toda a alimentação saudável e integral do PDC Residencial, e é ela quem ministra a programação da Cozinha Sustentável.

WhatsApp Image 2018-06-01 às 12.43.53 (1)

O curso inclui:

* hospedagem coletiva no Espaço Quiriri

* Todas as refeições ovo lacto vegetariana (3 completas por dia) + cafés

* Certificado de Design de Permacultura – PDC

* Inclusão na Rede Global de Permacultura

* Materiais didáticos

 

Investimento sugerido:

* R$ 350,00 por módulo; para pagamento 30 dias antes do módulo

* R$ 400,00 por módulo; para pagamento 20 dias antes do módulo

*R$: 450,00 por módulo; para pagamento 10 dias antes do módulo

 

*Pagamento a vista de todos os Módulos tem 10% de desconto.

*Inscrições abertas até dia 25 de abril

* 10 vagas serão oferecidas

imagem

joaninha-1428899_12801

O que você deve trazer para o curso:

– alegria, disposição, força, amizade, paz, e tudo de bom

– se tiveres alguma ferramenta em especial que gostaria de compartilhar com o grupo, traga.

– chapéu, bonés, etc

– protetor solar

– roupas de cama, manta, saco de dormir ou cobertor e roupa de banho toalha

– repelente – o mais natural possível

– maquina fotográfica

– pen drive para trocarmos materiais

– capa de chuva – podemos ter atividades na chuva !

– roupas para sujar

– sapato para sujar

– alguma coisa que queira trocar na feira de trocas

– roupa para banho de rio

– sementes diversas

– instrumentos musicais, hehehe só alegria nas noites de fogueira

- seus materiais e vídeos preferidos para compartilhar entre todos

* Pedimos por gentileza que não deixem de ler muito estes itens assim que o curso se aproxima para não esquecerem de nada.

Mais informações:

(47) 99619 4898 - o que é

E-mail:  [email protected]

www.permacoletivo.wordpress.com

ARTE CARTAZ PDC 2

Não final, vamos proteger apenas o que amamos. Vamos apenas nos vestir. Nós entendemos apenas o que nos é ensinado. Baba Dioum

Arte cartaz pdc 2 Whatsapp image 2019 06 02 at 19.52.34

Comments (1)

You must be logged in to comment.

Timothy  Ferriss
Timothy Ferriss : O PDC residencial permite aos participantes imergir completamente no curso e no estilo de vida da permacultura, o que pode aumentar a absorção de conhecimento e a criação de comunidade blossom word game
Posted 11 months ago

Report Timothy Ferriss on PDC RESIDENCIAL E MODULAR

Reason:

or cancel

My Badges
Consultant Aid worker Pdc teacher I'm male, single, and looking for a permaculture partner
My Permaculture Qualifications
Other course unverified
Ecoconstrução
Type: Teacher Training
Teacher: Skye Skye
Location: IPC - Instituto de Permacultura Cerrado-Pantanal
Date: Feb 2007
Other course unverified
Educação Sustentável
Type: Teacher Training
Teacher: Lucia Legan
Location: IPEC - Pirinópolis/GO
Date: Nov 2004
Other course verified
Bioconstrução
Type: Earthworks
Teacher: Andre L Jaeger Soares
Location: IPEC - Pirinópolis/GO
Date: Sep 2004
Other course unverified
IV CURSO E II ENCONTRO LATINO AMERICANO DE ECO-CONSTRUÇÃO
Type: Earthworks
Teacher: João Rockett
Location: IPEP - Bagé/RS
Date: Feb 2005
Unverified
Curso de Planejamento em Permacultura
Type: Permaculture Design Certificate (PDC) course
Verifying teacher: Skye Skye
Other Teachers: Alexander Van Parys Piergili
Location: IPCP - Campo Grande/MS
Date: Jan 2007
Verified
PDC - Permacultura Design e Consultoria
Type: Permaculture Design Certificate (PDC) course
Verifying teacher: Andre L Jaeger Soares
Other Teachers: Lucia Legan
Location: IPEC - Pirinópolis, Goias
Date: Oct 2004
59 PDC Graduates (list)
0 PRI PDC Graduates (list)
17 Other Course Graduates (list)
have acknowledged being taught by Juliano Riciardi
0 have not yet been verified (list)
Climate Zones
Juliano Riciardi has permaculture experience in:
Sub tropical
Wet/Dry Tropical
Wet Tropical
Dry Tropical
Arid
Semi Arid

Report Juliano Riciardi

Reason:

or cancel

Hide Juliano Riciardi

Reason:

or cancel

Hide PDC RESIDENCIAL E MODULAR

Reason:

or cancel

Report PDC RESIDENCIAL E MODULAR

Reason:

or cancel